Conheça OdontoPrevMapa do SiteFale ConoscoPerguntas Frequentes
Home Odontoprev
    Nossos Valores
    Premiações
    Cases Institucionais
    Diferenciais
    Soluções corporativas
    Saúde Bucal
- Introdução
- Orientações
- Sorriso da gente
    Política de Privacidade
    Trabalhe Conosco
    Investidores
Home AssociadosHome DentistasHome EmpresasHome Parceiros

Você está em: Home > Sorriso da gente




"Comigo isso não irá acontecer!"

Vamos sorrir e comemorar!

Como todos sabemos, existem doenças que imaginamos que só irá acontecer com os outros e nunca com a gente e nem com os nossos parentes. Mas infelizmente... elas acontecem! E então nos sentimos impotentes, frágeis e muitas vezes arrependidos, principalmente quando se trata de doenças que poderíamos ter evitado com a prevenção.

O câncer bucal é um exemplo, pois é uma doença que, de certa forma, podemos prevenir com a eliminação dos fatores de riscos aos quais muitos se expõem diariamente, como a má higienização bucal, presença de dentes quebrados, próteses parciais removíveis e totais mal adaptadas. Além do fumo, bebidas alcoólicas e, no caso do câncer labial, a radiação solar.

Segundo um levantamento do CRO - Conselho Regional de Odontologia, no Brasil, mais da metade dos casos de câncer bucal são diagnosticados tardiamente. Então o que fazer?

Mais uma vez, a informação e visitas regulares ao dentista irão nos ajudar na prevenção de mais uma doença bucal, sendo o auto-exame bucal, uma outra ferramenta muito importante, que deve ser realizada a cada 3 meses e que poucas pessoas conhecem.


Como realizar o auto-exame bucal?

Diante do espelho e em um local bem iluminado, siga as instruções abaixo:

  • Remova a prótese, se houver
  • Escove os dentes e enxágüe bem
  • Verifique, com a ajuda dos dedos, todas as regiões da boca como: lábio inferior e superior, língua (principalmente as bordas), assoalho de língua (em baixo), parte interna da bochecha, palato ("céu da boca") e amígdalas.


O que procurar?

  • Feridas que não cicatrizam em 21 dias
  • Manchas brancas, vermelhas ou negras
  • "Carnes crescidas" ou "caroços"


Com todas essas medidas, poderemos verificar, logo no início, qualquer alteração na nossa cavidade bucal evitando o desenvolvimento da doença e aumentando as chances de cura e sobrevida. Se você identificar alguma dessas alterações descritas acima, procure seu dentista para maiores esclarecimentos e se necessário, ele irá encaminhá-lo para um médico oncologista. Não se esqueçam que as pessoas idosas normalmente não conseguem realizar o auto-exame sozinhas, necessitando da sua ajuda,ok!

Que tal darmos mais atenção à nossa saúde bucal já que ela está diretamente relacionada com a nossa saúde geral, bem estar e qualidade de vida? Estamos no final do ano e, portanto numa ótima época para refletirmos um pouco sobre a nossa vida e o que queremos para os próximos anos, você não acha?

Boa reflexão e boas festas!


Dra. Iara Hamaoka
Cirurgiã-Dentista especialista em Periodontia
Responsável por Promoção de Saúde na OdontoPrev
Este artigo foi publicado na Revista Profissional & Negócios -
Janeiro de 2006





Home | Mapa do site | Fale Conosco | Política de Privacidade



Direitos Reservados OdontoPrev


   SAÚDE BUCAL
Saiba como a prevenção pode minimizar os riscos de doenças bucais.

Saiba Mais