Conheça OdontoPrevMapa do SiteFale ConoscoPerguntas Frequentes
Home Odontoprev
    Nossos Valores
    Premiações
    Cases Institucionais
    Diferenciais
    Soluções corporativas
    Saúde Bucal
- Introdução
- Orientações
- Sorriso da gente
    Política de Privacidade
    Trabalhe Conosco
    Investidores
Home AssociadosHome DentistasHome EmpresasHome Parceiros

Você está em: Home > Sorriso da gente




Bruxismo... o que é isso?

O bruxismo pode ser um sinal de que estamos passando os nossos limites...

Você já ouviu falar em Bruxismo? Apesar de parecer algo relacionado com bruxaria, no vocabulário odontológico significa ranger os dentes, que na realidade é um ranger involuntário que ocorre principalmente causado pelo estresse.

O alvo preferencial do bruxismo são aquelas pessoas que possuem dificuldades em lidar com as emoções negativas e tensas durante o dia e ao adormecerem, inconscientemente, liberam essas tensões que ficaram guardadas, rangendo os dentes. Normalmente fazem um ruído tão forte, em intervalos intermitentes, que se assemelham com o barulho do atrito de duas pedras de granito.

O bruxismo afeta uma grande parcela da população, mas somente alguns casos são diagnosticados precocemente, pois a pessoa portadora desse hábito não sabe o barulho que faz e continua dormindo tranqüilamente. Em compensação, a companheira ou companheiro que dorme junto é quem dá o alarme, avisando tardiamente sobre o barulho e com o desgaste do dente já iniciado.

Como o dentista poderá ajudar nestes casos em que o problema inicial está relacionado com problemas emocionais, tensões físicas e psicológicas?

O dentista irá diagnosticar o bruxismo ao detectar o padrão de desgaste dos dentes, relatos de dores de cabeça e músculos da mandíbula cansados ao acordar e indicará a colocação de um aparelho específico noturno que dará proteção aos dentes e alívio da dor. Mas paralelo a isso, será imprescindível que o paciente faça uma reavaliação do seu modo de vida, buscando alternativas para aliviar essas tensões através de terapias, esportes ou até mesmo buscando uma outra forma de encarar as dificuldades do dia a dia.

Os problemas emocionais e o estresse vêm atingindo grande parte da população nas últimas décadas. As mudanças do estilo de vida e a exposição a um ambiente cada vez mais complicado trazem um tipo especial de angústia, onde as pessoas se sentem desprotegidas e seu mecanismo de defesa natural passa a não responder de forma competente, aumentando assim a possibilidade de sofrer doenças.

Hoje em dia, em vista deste quadro crítico, muitas empresas têm investido na implantação de programas que visam melhorar a saúde física e emocional de seus colaboradores, obtendo aumentos sustentáveis da produtividade e da diminuição das licenças médico-odontológicas. Mas esse investimento não será suficiente, caso as pessoas não reavaliarem seus estilos de vida e a forma de encarar o trabalho.

Como pudemos perceber, no bruxismo, há uma ação inconsciente de destruição que é incontrolável e a pessoa poderá prejudicar muito os seus dentes.

Mas sabem o que é pior ainda?... O pior é percebermos que muitas vezes passamos os nossos limites físicos e psicológicos, ficando cada vez mais longe de vivermos com saúde e qualidade de vida. Será que vale a pena? ... Você já pensou sobre isso?


Dra. Iara Hamaoka
Cirurgiã-Dentista especialista em Periodontia
Responsável por Promoção de Saúde na OdontoPrev
Este artigo foi publicado na Revista Profissional & Negócios -
Setembro de 2005





Home | Mapa do site | Fale Conosco | Política de Privacidade



Direitos Reservados OdontoPrev


   SAÚDE BUCAL
Saiba como a prevenção pode minimizar os riscos de doenças bucais.

Saiba Mais