Conheça OdontoPrevMapa do SiteFale ConoscoPerguntas Frequentes
Home Odontoprev
    Nossos Valores
    Premiações
    Cases Institucionais
    Diferenciais
    Soluções corporativas
    Saúde Bucal
- Introdução
- Orientações
- Sorriso da gente
    Política de Privacidade
    Trabalhe Conosco
    Investidores
Home AssociadosHome DentistasHome EmpresasHome Parceiros

Você está em: Home > Sorriso da gente




ATM

Você tem dores de cabeça freqüentes e não sabe a causa?...
Podemos estar diante de mais um problemas bucal.

Os dentistas freqüentemente usam o termo ATM, mas o que é isso?

A ATM é a abreviatura da "Articulação Temporo Mandibular" que situa-se à frente do ouvido e é responsável pelo movimento de abrir e fechar da boca, executados pela mandíbula. Para sentirmos a sua localização, podemos colocar o dedo na frente do ouvido e fazer um leve pressão enquanto abrimos e fechamos a boca. A ATM auxilia também na mastigação, no movimento da fala e da deglutição. Esta articulação é uma das mais complexas do corpo humano, portanto qualquer dano nessa área pode resultar no deslocamento do disco, da mandíbula inferior, ou de ambos. Alterações na ATM podem ser resultados de um desequilíbrio dos músculos, articulações e ligamentos mandibulares.

Você sabia que a pessoa que possui problemas nessa articulação, além de apresentar um estalido nessa região (som parecido com um "clique"), pode ter dores ao abrir ou fechar a boca, dores de cabeça, pescoço, face ou ouvido?

Existem várias causas para os problemas de ATM, mas acredita-se que o fator principal seja a maloclusão, que é relacionamento inadequado entre os dentes superiores (maxila) e inferiores (mandíbula). Há outros fatores capazes de contribuir ou perpetuar o seu aparecimento, como a tensão dos músculo, estresse, bruxismo (hábito de ranger os dentes), até mesmo algumas doenças sistêmicas ou hormonais.

As dores de cabeça provenientes das disfunções de ATM, em geral, são dores nos músculos que envolvem a cabeça, não são propriamente de cabeça. Normalmente, essa dor é localizada nas têmporas, atrás da cabeça, e às vezes nos ombros. Ao apertar ou encaixar os dentes inadequadamente, estes podem produzir dores musculares localizadas, causando a dor de cabeça.

A proximidade entre a ATM e o ouvido pode ocasionalmente confundir o paciente sobre o local de origem da dor. Na realidade, como diagnóstico diferencial entre dor de ouvido e dor na ATM, é que as disfunções de ATM não manifestam febre, não eliminam secreção pelos ouvidos e não são acompanhadas por quadros infecciosos das vias aéreas superiores.

Os problemas de ATM devem ser tratados por um dentista especializado que irá adequar a oclusão dos dentes, isto é, irá melhorar o encaixe dos dentes superiores e inferiores, permitindo um bom relacionamento entre as estruturas da ATM.

Como saber se estou com problema de ATM e, portanto, como saber se devo ou não procurar ajuda?


Diante do espelho e em um local bem iluminado, siga as instruções abaixo:

  • Dificuldade ou dor ao abrir completamente a boca;
  • Dor de ouvido;
  • Dor de cabeça;
  • Dor na região da mandíbula que se espalha para o rosto e pescoço;
  • Sons na articulação ao mastigar ou abrir a boca.

Não se esqueça! O fator psicológico também atua na tensão muscular e pode influenciar na ATM, conseqüentemente no aumento da sua dor de cabeça.

Você não acha que está na hora de repensarmos um pouco sobre os nossos valores para vivermos com saúde e qualidade de vida?


Dra. Iara Hamaoka
Cirurgiã-Dentista especialista em Periodontia
Responsável por Promoção de Saúde na OdontoPrev
Este artigo foi publicado na Revista Profissional & Negócios -
Setembro de 2005





Home | Mapa do site | Fale Conosco | Política de Privacidade



Direitos Reservados OdontoPrev


   SAÚDE BUCAL
Saiba como a prevenção pode minimizar os riscos de doenças bucais.

Saiba Mais